Procuração Saiba mais sobre Procurações.
Feature image

A procuração é o ato feito em cartório em que uma pessoa delega a outra o poder de representá-la em situações que exijam sua presença, mas que, por um ou outro motivo, ela não possa comparecer.

Existem procurações para diversas finalidades: venda de veículos, imóveis, movimentação de conta bancária, etc.

Outorgante é o nome dado a quem cede o poder de representação por procuração a outra pessoa que, por conseguinte, recebe o nome de outorgado.

O outorgante é quem determina a validade da procuração: pode ser por período indeterminado ou para determinado ato específico por um período pré-determinado e pode ser revogada a qualquer momento pelo outorgante, sendo que, no caso de determinar uma data de validade, assim que se expirar o prazo, esse documento perde a validade automaticamente, essa é a forma mais recomendada para evitar aborrecimento futuros, principalmente em Procurações que envolvem Bancos e Venda de Veículos.

A pessoa não alfabetizada pode fazer uma procuração, para isso precisa comprovar sua capacidade civil junto ao Cartório e determinar uma pessoa para assinar por ela. Essa pessoa receba a denominação de “a rogo”.

Vale à pena lembrar que se o outorgante falecer esse documento perde a validade, por isso, se a procuração for para venda de imóvel, quem recebeu esses poderes tem apenas o direito de representá-lo no processo de transferência e não serve como comprovante de titularidade definitiva.

2012 Cartório Sagramor ©Todos os Direitos Reservados . Tecnotins Informática